Como Funciona o Financiamento Imobiliário?

O sonho de adquirir a casa própria nos dias de hoje, não está tão distante. Instituições financeiras públicas e privadas seguem garantindo os pacotes de financiamentos imobiliários para facilitar a aquisição de imóveis.

O financiamento imobiliário é um assunto que sempre gera diversos questionamentos naqueles que estão pensando em comprar um imóvel. Por isso, separamos aqui as principais dúvidas sobre financiamento imobiliário para que você possa se preparar melhor na hora de escolher o melhor tipo de financiamento para comprar um imóvel.

Como Funciona um Financiamento Imobiliário:

Você tem a opção de financiar por meio de um banco. É semelhante a um empréstimo. Só que neste caso, o banco da sua escolha vai pagar ao vendedor do imóvel o valor solicitado pelo comprador no financiamento. Após isso, o comprador irá pagar ao banco o valor utilizado para quitar a dívida por meio do financiamento.

Tipos de Financiamentos Imobiliários:

  1. Tabela Price: Aqui as prestações não são fixas e variam com a inflação do país, os juros são decrescentes e as amortizações crescentes.

  1. Tabela SAC: Nada mais é que Sistema de Amortização constante, onde o valor da amortização é constante e somente os juros variam. Nesse caso, o valor das parcelas diminui com o passar dos anos. Sendo utilizada em 99% dos financiamentos imobiliários.

Minha Casa Minha Vida

Um programa do governo Federal que oferece melhores condições para financiar moradias para famílias de baixa renda. Nesta modalidade as taxas de juros são consideradas as menores do mercado.

FGTS e SBPE

Na hora de escolher recursos para financiar seu imóvel, você pode optar pelo seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Se optar por usar seu FGTS, a família precisa ter uma determinada renda bruta mensal. E só pode ser usado para financiar imóveis residenciais. E neste caso, a taxa de juros é menor.

Ou pode optar por SBPE, onde você não tem um limite de renda. Nesta categoria, o imóvel pode ser financiado em um valor enquadrado nos limites do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com taxas de juros de até 12%; ou pelo SBPE, no qual as taxas de juros podem ser superiores a 12%.

Documentos Necessários ára Contratar um Financiamento Imobiliário

Cada banco costuma pedir uma documentação. Mas de forma geral, os documentos que não podem faltar são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Estado Civil;
  • Comprovante de Renda;

  • Lembre-se sempre de levar o documento Original e a Cópia de todos os exigidos.
  • É importante entrar em contato com a instituição bancária para confirmar quais documentos você precisa levar para ir preparado.
  • Para se organizar melhor, anote e coloque todos os documentos dentro de uma pasta.

Se precisar de orientação para escolher qual o melhor modelo de financiamento para seu perfil, entre em contato com a equipe da Construtora Atlanta que fizemos uma simulação pra você!

 

Iniciar conversa
1
Quero conversar
Olá 👋
Como posso ajudar?
Powered by